Artigo - Lênin em Paz, Pão e Terra - Manoel Messias Pereira

 


Lênin em Paz, Pão e Terra 


A data do dia 22 de abril de1870, ficou na história pois marca o nascimento de Vladimir Ilitch Ulianov o Lenin, revolucionário bolchevista e líder do Partido Comunista da União das repúblicas socialistas Soviética -URSS.

Hoje essa data é lembrada pelo chamado dia da terra, e o que tanto que em 1970 o senador estadunidense Gaylord Nelson criou esse dia para uma conscientização dos problemas de contaminação, de conservação da biodiversidade. E em 2009 essa data foi adotada pela ONU como data Internacional da Mãe terra. 

Porém o cruzamento do nascimento de Lenin e do dia da Terra, faz-me recordar  e ter uma outra narrativa pois o slogan propagado por Lenin, que sintetizam as chamadas Teses de abril e que passaram a ser divulgada pela Rússia como todos nós estudante de história sabemos é "Todo o Poder aos sovietes e Paz, Pão e Terra.

Porém posso devidamente explicar historicamente esses fatos. Lenin e outros intelectuais russos estavam exilado na Suíça em principio de 1917. Os alemães que estavam na primeira guerra, quando a Rússia sai da mesma, pois a luta na Primeira Guerra era num contexto de pan eslavismo, dentro dos marcos dos blocos políticos econômicos, uma vez que a Alemanha dominava a Tríplice Aliança com a Áustria e a Hungria facilitaram a ida de Lênin e outros militantes para a Alemanha. E com isto chegaram a pensar que  Lênin fosse um agente alemão. Porém o líder bolchevista atravessou todo o território germânico num vagão lacrado, e desembarcou em abril na Estação Finlândia, em Petrogrado.

Logo que Lênin chegou publicou a "tese de Abril. Para a surpresa e a contraposição de praticamente todo o Comitê Central dos bolchevistas. E defendeu que a revolução burguesa estava concluída no essencial e que o momento era de lutar pela transformação socialista. E esta é a visão que norteou a Tese de Abril e com ela ele chegaria a proposta de não fusão entre bolchevistas e menchevistas.

E dizia não precisamos de republica parlamentarista, nem precisamos de nenhuma democracia burguesa e não precisamos de nenhum governo além dos sovietes. E vale lembrar que os Soviete petrogradense tornou-se órgão central do movimento popular, com suas decisões influenciando os demais sovietes. Pela sua força e representatividade entre as massas populares, e passaram a ter uma importância vital na politica russa e sem seu consenso nenhuma poder central governaria. Ou seja passou a existir uma dualidade do poder, como o Governo provisório que formalmente representava o país e os Sovietes.

O Parido bolchevique após a hesitação inicial acabou acatando as diretrizes de Lênin. E as palavras de ordem eram essas "todo o poder aos sovietes e "Paz, pão e Terra".

 E com esse slogan eles contradiziam aquele da direita de "Deus, Pátria e Família" que é um slogan usado pelos integralista no Brasil, por Miguel Reali, por Plinio Salgado e recentemente por Jair Bolsonaro. Mas a primeira vez que vi esse escrito foi no curso  primário no terceiro ou quarto ano quando vi num livro de texto escrito por Rui Barbosa, que falava Deus, Pátria e Família.

O importante que essa direita louca fala em Deus, mas apresenta uma sociedade sem Paz. Só pra você  entenderam um Deus que faz o ser humano se desgraçar que mata pobre e negro com tiro na cabeça  Fala em Pátria, mas ninguém tem terra e muitos só terão um pedaço de chão na hora de morrer, no local onde terá o seu sepultamento.  E por fim essa porcaria de direita Fala em família ,mas como eles nos governo só tem os preços altos de tudo e o povo passando fome evidente que família que eles defendem é sem o sagrado  pão na mesa, enfim o sugerem é uma desgraça.

Mas voltando a Lênin na sua tese de abril, os bolcheviques ainda estavam longe muito longe de dominar todo o país. Os sovietes eram controlados pelos mencheviques moderados, e que argumentava que era impossível a tomada do poder pelos trabalhadores e soldados naquele momento e que fundamentalmente era preciso assegurar as conquistas democráticas e consolidar a revolução burguesa

Ou seja o que dizia os menchevique iam em desencontro com  que Lenin propagava. No dia 4 de maio chegou em Petrogrado Leon Trótski, cujo o nome verdadeiro era  Lev Davidovitch Bronstein que retornava do seu exílio na América. Aderiu aos bolcheviques . Ele que ficara distantes das facções partidárias procurando conciliar bolcheviques e mencheviques. Mas resolveu unir -se a Lênin e tornou-se um dos mais importantes personagens da Revolução Russa.

Mas sabemos que o governo menchevique provisório não retirou a Rússia da guerra, manteve fiel aos compromissos do Czar embora ele tivesse sido deposto. A questão da terra também não foi resolvido. E os trabalhadores e os soldados sentiram e foram com certeza enganados. E isto permitiu aos soldados de amotinar-se, desobedecer aos ordens e as hierarquias do governo provisório. O espirito das massas se transformaram rapidamente e assim outubro  foi possível a Revolução bolchevique.

Quanto a Primeira Guerra, Lênin escreveu a causa foi a ânsia irrefreável de lucros dos magnatas financeiros e do capital industrial italiano que cobiçavam novos mercados e novos triunfos para o imperialismo italiano. Essa guerra foi um massacre aperfeiçoado e civilizado do gênero humano, o extermínio de pacíficos povos árabes com a ajuda das armas mais modernas.

Enfim o capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados e a partilha do saques entre eles como aves de rapina, com importância mundial, armadas até aos dentes e é preciso entender isto entendendo que a Primeira Guerra foi na verdade um confronto bélico dos países imperialistas que desejavam terra, matéria prima mercado consumidor.

 E em 3 de março de 1918 foi assinado em Brest-Listovisk o tratado de paz.  Virtude E por esse fora imposta a Rússia soviética circunstâncias difíceis que o país atravessou e que estabeleceu separação de seu território e da Polônia, Lituânia, Biela Rússia e das províncias do Báltico e, na Transcaucásia, de Kars e das províncias de Ardagan e de Batumi. A Rússia Soviética teve de pagar à Alemanha a soma de três bilhões de rublos-ouro a título de indenização e outorgou uma série de privilégios econômicos. Lenin considerava uma Paz imposta pelo imperialismo alemão ao jovem e estado soviético era uma paz dura era uma paz desgraçada. Mas isto valorizou o partido e o povo e essa trégua foi importante e aproveitada com habilidade com o objetivo de organizar a retaguarda e fortalecer o Exército Vermelho e preparar para a expulsão dos invasores do solo pátrio, pelo menos isto é que escreveu Volstov e Zulbock E isto Lênin soube fazer.

Mas é essa a narrativa histórica em que me faz lembrar de Lênin na história. ele que foi grande teórico do marxismo, grande revolucionário bolchevista e o Principal líder do Partido Comunista da União Soviética.. Tanto que todos os partidos que seguem o socialismo Científico, falam em marxismo -leninismo. E estamos conversados.


Manoel Messias Pereira

professor, poeta

São José do Rio Preto  -SP. Brasil







Comentários